Neste artigo você irá compreender as principais diferenças entre terçol e calázio.
O que é terçol (hordéolo)?
Terçol, no linguajar médico hordéolo, é uma inflamação aguda da parte externa ou interna de uma região da pálpebra. No primeiro caso, ele é causado pela obstrução e infecção bacteriana de uma ou mais glândulas sebáceas vizinhas aos cílios. Já o hordéolo interno, resulta de infecção de uma ou mais glândulas meibomianas, glândulas sebáceas que se localizam na espessura palpebral. Muitas vezes o paciente apresenta história de inflamação palpebral generalizada ou blefarite seborreica e/ou bacteriana.
O quadro inicia-se com um inchaço e vermelhidão localizada em geral perto da margem palpebral, com o paciente se queixando de dor e sensação de corpo estranho no local. Depois de alguns dias, pode ser formar uma pequena espinha amarelada e o inchaço fica mais duro e localizado. Após aproximadamente 5 dias ou mais, a lesão se rompe e o material (frequentemente pus) é secretado, aliviando assim a dor e evoluindo para o desaparecimento da lesão.
O que é calázio?
O calázio é um processo inflamatório localizado, não-infeccioso, de uma região das pálpebras. Ocorre em decorrência a oclusão de uma ou mais glândulas meibomianas, podendo aparecer após a resolução de um hordéolo interno. Em geral inicia-se com inchaço difusa, vermelhidão e dor na pálpebra acometida. Com o tempo, o calázio evolui para um cisto endurecido indolor localizado no meio da pálpebra, que pode persistir e comprometer o aspecto estético. Um calázio geralmente drena através da superfície interior da pálpebra ou é absorvido espontaneamente ao longo de 2 a 8 semanas, mas pode persistir por mais tempo. Dependendo do tamanho e da localização, pode modificar a curvatura da córnea, resultando em astigmatismo e embaçamento visual.
Os distúrbios que causam espessamento anormal da secreção gordurosa das glândulas meibomianas (ex: blefarite seborreica, acne rosácea) aumentam o risco de obstrução dessas glândulas e formação de calázios recorrentes.
Diagnóstico do terçol (hordéolo) e calázio
O diagnóstico de hordéolo e calázio é clínico; no entanto, durante os primeiros dias, eles podem ser clinicamente indistinguíveis. O hordéolo costuma evoluir para formação de um pequeno abcesso, que drena e muitas vezes se resolve, como um “espinha”. O calázio costuma ser mais assintomático e evoluir para resolução tardia ou formação de um cisto endurecido. Se muito grande ou inflamado pode necessitar de biópsia para excluir tumor da pálpebra.
Tratamento do terçol (hordéolo) e calázio
Compressas quentes durante 5 a 10 minutos 2 ou 3 vezes ao dia podem acelerar a resolução hordéolo e do calázio. No caso do hordéolo evoluir para formação de abscesso, pode ser necessário uso de antibiótico tópico e até mesmo sistêmico, pois há risco de evolução para celulite. Neste caso, a tetraciclina, doxiciclina, eritromicina ou azitromicina são os mais comumente indicados. Analgésico e anti-inflamatório oral pode ajudar a diminuir a dor nos primeiros dias.
No caso da não resolução do hordéolo ou persistência do calázio, tratamento mais invasivo com drenagem com curetagem cirúrgica, associado a tratamento farmacológico, como injeção de corticoide (calázio) ou antibiótico (hordéolo), podem ser necessários.
Novos tratamentos para terçol (hordéolo) e calázio
Luz pulsada, biofotoestimulação e laser têm sido utilizados para evitar necessidade de procedimentos mais invasivos. Nós da Oftalmologia Pereira Gomes e EyeSpa temos protocolos inovadores para tratamento do terçol (hordéolo) e calázio. Agende uma consulta.
Como procurar ajuda
Oftalmologia Pereira Gomes – mais de 100 anos de tradição e excelência em oftalmologia!
A consulta com um médico oftalmologista é fundamental para um diagnóstico preciso e para definir o melhor tratamento.
Clique aqui para agendar a sua consulta oftalmológica, ou se preferir ligue para (+5511) 3255-1603
Autores:
Dr. José Alvaro Pereira Gomes
Oftalmologia Clínica e Cirúrgica
CRM-SP: 66.306
Dra. Andrea Kfouri Pereira Gomes
Oftalmologia Clínica e Cirúrgica
CRM-SP: 67.382
Fontes:
DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE
O compartilhamento dos posts é permitido com os devidos créditos à oftalmologiapereiragomes.com.br.
Cópias, reproduções e alterações do conteúdo sem o consentimento do(s) autor(es) são proibidas.
Clínica Oftalmológica Pereira Gomes Ltda. ©Todos os direitos reservados.
Deixar um comentário