Cirurgia Refrativa

Correção Cirúrgica dos Erros de Refração

São descritos quatro tipos principais de erros de refração ou ametropias:
• Miopia,
• Hipermetropia,
• Astigmatismo,
• Presbiopia.
A oftalmologia moderna preconiza diferentes formas de correção das ametropias, seja pelo uso de lentes corretivas (óculos), lentes de contato gelatinosas, ou cirurgia refrativa.

Cirurgia refrativa com Laser

Cirurgia Refrativa

A cirurgia refrativa para correção das ametropias (miopia, hipermetropia, astigmatismo) se popularizou nas últimas décadas e é considerada atualmente como um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados da medicina moderna.

Essa popularização iniciou-se com a ceratotomia radial e arqueada, com uso de bisturi de diamante nas décadas de 1960-70, que foi gradativamente sendo substituída pela tecnologia do Excimer Laser, atualmente a técnica mais utilizada para correção das ametropias. Trata-se de um procedimento cirúrgico de grande precisão e segurança, realizado sob anestesia tópica (colírio), com raras complicações.

A aplicação do Laser pode ser realizada diretamente na córnea (ceratectomia fotorrefrativa ou PRK), ou aplicado por debaixo de um flap anterior de córnea preparado um microcerátomo (LASIK) ou com uso do Laser de Femtosecundo (I-LASIK). Mais recentemente, uma nova tecnologia conhecida por SMILE tem sido preconizada com uso do Laser de Femtosegundo intra-corneano seguido de remoção de lentícula corneana por uma microincisão confeccionada pelo Laser.

Importante ressaltar que a cirurgia refrativa só é recomendável se o paciente tiver uma refração estável, olho sadio, ser maior de 18 anos de idade, e mediante consulta detalhada por um especialista. A cirurgia tem excelentes resultados visuais nas ametropias baixas e moderadas. Em casos de graus muito altos, acima de 8 dioptrias, pode ser necessário uso de tipo de cirurgia, com implante de Lentes intra-oculares fácicas.

Na Oftalmologia Pereira Gomes você realiza todos os exames pré-operatórios com equipamentos de última geração e é avaliado por cirurgiões oftalmológicos experientes, que realizarão sua cirurgia refrativa apenas quando indicado e utilizando as técnicas à Laser mais modernas e seguras.