catarata

O que é catarata?

A catarata é o processo de opacificação do cristalino, a lente natural do olho, normalmente incolor e transparente, que tem como objetivo focalizar os objetos que enxergamos. Por diversos motivos o cristalino pode se tornar opaco, causando a alteração denominada catarata. Esse problema acomete milhões de pessoas e é a maior causa de cegueira tratável no mundo.

Causas da catarata

Existem muitas causas para o aparecimento da catarata. As principais são:

• Envelhecimento – é o fator mais comum ao aparecimento da catarata, ocorrendo geralmente após os 60 anos;
  • Congênita – a criança nasce com catarata, podendo ser decorrente de infecções intra-uterinas ou má formação do globo ocular;
  • Traumática – ocorre após trauma no olho e, geralmente, é unilateral. Mesmo sem perfuração do olho, o trauma contuso pode provocar a opacificação do cristalino;
  • Defeitos Metabólicos – o mais comum é a catarata induzida pela diabetes, que se inicia, geralmente, em idade precoce e leva a perda visual mais rápida do que a catarata senil;
  • Secundária a medicamentos – ocorre em função do uso de medicamentos, principalmente o corticoide tópico, quando usado por longos períodos;
  • Secundária a inflamação, como uveítes e outras doenças inflamatórias do globo ocular;
  • Iatrogênicas – que surgem como efeitos e complicações de um tratamento médico, principalmente o uso prolongado de corticoide tópico;
  • Ou relacionadas a outros problemas do globo ocular

Sinais e sintomas da catarata

Os sintomas da catarata são a baixa progressiva da acuidade visual e da visão de baixos contrastes. A incapacidade de enxergar com pouca luz, perda parcial ou total da visão, sensibilidade à luz, enxergar halos ao redor das luzes, visão dupla ou visão embaçada também são sintomas comuns desta doença.

No início do desenvolvimento da catarata, alguns pacientes podem apresentar alteração da refração como, por exemplo, o aumento da miopia, que deixa o paciente mais idoso temporariamente com melhor visão para perto.

Cirurgia da córnea

Tratamento da catarata

O único tratamento eficaz resolutivo para a catarata é a CIRURGIA. Não existe nenhum outro meio cientificamente comprovado de tratamento até o momento.

Existem várias técnicas para a cirurgia de catarata, que se subdividem em dois grandes grupos: extração extracapsular e facoemulsificação, ambos com implante intra-ocular de lente. Conheça as diferenças:

• No procedimento chamado extração extracapsular o cirurgião faz uma grande incisão no limbo corneano para remover a cápsula anterior, retirar o cristalino e substituí-lo pela lente intra-ocular.
  • A Facoemulsificação, que mais recentemente tem também sido associada ao uso de Laser de Femtosegundo, é a técnica cirúrgica mais avançada para a correção de catarata. Essa técnica se baseia no princípio do ultrassom. É feita uma pequena abertura no olho, na qual a catarata é triturada e aspirada ao mesmo tempo. Após a retirada do cristalino opacificado, é colocada uma lente intra-ocular para compensar o grau do cristalino normal.

A Facoemulsificação pode ser realizada apenas com anestesia tópica, na qual é utilizado colírio anestésico, com sedação. Existe também a anestesia injetável peribulbar, que é empregada de acordo com a indicação do caso. Apenas em raras exceções as lentes não podem ser implantadas, como nos casos de doenças oculares graves associadas.

Catarata Lente Intraocular

Tipos de lentes para Catarata

Atualmente, existe uma grande variedade de lentes intra-oculares para substituírem o cristalino na cirurgia de catarata. Podem ser rígidas ou dobráveis. As dobráveis podem ser de hidrogel, silicone ou acrílico. A tendência atual é usar a lente dobrável de acrílico.

Existem ainda lentes intra-oculares conhecidas como lentes Premium, que podem corrigir astigmatismo e possibilitar visão para longe e perto (lentes intraoculares multifocais). Essas são indicadas em casos especiais de pacientes que estejam cientes de suas vantagens e desvantagens quanto ao seu uso.

Aqui na Oftalmologia Pereira Gomes você realiza todos os exames e procedimentos cirúrgicos inovadores para o tratamento da catarata, com equipamentos modernos e equipe especializada de médicos e cirurgiões oftalmologistas com experiência para o obter o melhor resultado visual.