Ceratite

O que é Ceratite?

Ceratite é inflamação da córnea que pode evoluir progressivamente com ulceração, afinamento e até perfuração da córnea. Se não for diagnosticada e corretamente tratada, pode levar ao déficit visual e até perda da visão, representando um desafio para oftalmologista.

Tipicamente há história de trauma ocular, lesões oculares prévias, uso de lente de contato e de medicamentos tópicos, como o corticosteroide. Os sintomas incluem dor, lacrimejamento, fotofobia, diminuição de visão, secreção e hiperemia conjuntival.

Ceratite

Causas

As Ceratites são classificadas em infecciosas, traumáticas, associadas a doenças sistêmicas como a ceratoconjuntivite seca na síndrome de Sjögren, alérgicas, neurológicas (ceratite neurotrófica), tóxicas, de causa nutricional ou desconhecida como a ceratite de Thygeson.

No caso da Ceratite infecciosa que evolui para úlcera, esta pode ser causada por agente bacteriano, fúngico e viral, sendo necessária a realização de exames laboratoriais para confirmar o agente causador.

Tratamentos

Na Ceratite infecciosa, o tratamento depende do agente causador da infecção e pode requerer exames laboratoriais. O tratamento dá-se com uso de antibiótico, antifúngico, antiviral ou antiparasitário, normalmente tópicos.

A seleção do tratamento mais adequado deve estar relacionada ao tamanho, gravidade e tempo da ceratite. Em casos não-infecciosos, pode incluir tratamentos clínicos não intervencionistas, com lubrificação intensiva, curativo oclusivo e lente de contato terapêutica, a procedimentos cirúrgicos, como oclusão de pontos lacrimais, transplante de membrana amniótica, transplante de córnea e recobrimento conjuntival.