glaucoma

O que é Glaucoma

Glaucoma é uma doença ocular crônica que provoca lesão no nervo óptico e alterações no campo visual, podendo levar a cegueira. Nas suas fases inicias, a doença é silenciosa, sem sintomas, o que retarda seu diagnóstico. Nos estágios mais avançados, a visão central também é atingida, podendo levar a cegueira irreversível.

Na maioria dos casos, o surgimento do glaucoma é acompanhado do aumento da pressão intraocular, mas também é possível encontrar casos em que a doença se instala em pacientes que não apresentam elevação da pressão interna do olho, chamados de glaucoma de pressão normal.

Quanto mais cedo a doença for diagnosticada e tratada, maiores são as chances de se evitar a perda da visão. Resulta daí a importância de consultar frequentemente seu médico oftalmologista, sobretudo após os 40 anos de idade.

Causas do Glaucoma

É fundamental que pessoas que apresentam algum risco de desenvolver a doença sejam regularmente examinadas por um oftalmologista. Embora não se consiga afirmar exatamente por que uma pessoa desenvolve Glaucoma, estudos mostram que ele é mais frequente em indivíduos com:

• Mais de 40 anos de idade,
  • Histórico de glaucoma na família,
  • Pertencentes a raça negra,
  • Miopia elevada,
  • Pressão ocular elevada,
  • Histórico de trauma ou inflamação ocular,
  • Usuários crônicos de corticoides.

Sintomas do Glaucoma

Em geral o Glaucoma não apresenta sintomas. Por isso, você deve consultar regularmente um oftalmologista, de preferência uma vez ao ano, após os 40 anos de idade, para realizar os exames oftalmológicos de rotina como:

• medida da pressão intraocular,
  • exame do nervo óptico,
  • exame da retina,
  • exames mais detalhados (caso necessário),
  • campo visual,
  • paquimetria,
  • retinografia,
  • tomografia de coerência óptica (OCT) – para alguns casos.

Tipos de Glaucoma

O Glaucoma pode ser classificado em:

• Glaucomas primários - causados por alterações da anatomia do olho ou fisiológicas do sistema de drenagem.
    • Glaucoma primário de ângulo aberto – progride lentamente, afetando sobre tudo pessoas acima de 40 anos;
    • Glaucoma primário de ângulo fechado - surge subitamente pela oclusão do sistema de drenagem do humor aquoso e pode trazer graves danos à visão, se não for tratado em tempo;
  • Glaucoma congênito - é um tipo mais raro e grave da doença que se inicia logo após o nascimento necessitando diagnóstico e tratamento precoce.
  • Glaucoma secundário - causado por fatores como diabetes, catarata, traumas, cirurgias oculares ou o uso de medicamentos.

Tratamento de Glaucoma

Após a confirmação do diagnóstico de glaucoma, o tratamento consiste basicamente na redução da pressão ocular, inicialmente através do uso de colírios, e na falha dos mesmos, procedimentos a laser ou até cirurgia, principalmente a trabeculectomia ou implante de válvulas anti-glaucomatosas.

Alguns pacientes desistem do tratamento devido à crença de que a pressão ocular está controlada. Isso porém agrava a doença, podendo levar o paciente a perder inicialmente a visão periférica e posteriormente aumentando o risco da cegueira.

Na Oftalmologia Pereira Gomes você tem seu exame de rotina realizado por médicos especializados, que poderão identificar e tratar clinica e cirurgicamente seu caso de glaucoma.