Consultas Oftalmologia Pereira Gomes

Diferença entre Pterígio e Pinguécula

A pinguécula é uma lesão elevada, cinza-amarelada, que aparece na conjuntiva perto da córnea na região interpalpebral. Já o pterígio é caracterizado pelo crescimento triangular em forma de asa de tecido fibrovascular a partir da conjuntiva interpalpebral nasal e/ou temporal, que invade a córnea em direção ao seu centro.

Tanto a pinguécula como o pterígio são comuns em regiões com clima quente e seco. A exposição a raios ultravioletas e irritação crônica estão associadas à aparição de ambas afecções. No caso do pterígio, acredita-se que também esteja relacionado a fatores hereditários.

Sintomas

Os sintomas vão desde irritação, passando por sensação de secura ocular e até diminuição da acuidade visual devido à indução de astigmatismo irregular e/ou comprometimento da área central da córnea secundário à invasão da lesão.

Tratamento superficie ocular

Tratamentos

O tratamento baseia-se no tamanho da lesão e nos sintomas que a lesão possa produzir no paciente. Em geral, pacientes jovens com pterígios pequenos, sem crescimento evidente, devem ser somente observados. O uso de colírios lubrificantes pode aliviar os sintomas. Colírios vasoconstrictores e corticosteroides leves podem ser usados esporadicamente, seguindo recomendação do oftalmologista, em caso de inflamação. O uso de óculos de sol escuros com filtro para raios UV é recomendado.

O tratamento cirúrgico está indicado quando o pterígio possui tamanho considerável que induza diminuição da acuidade visual e/ou sintomas que não possam ser controlados com terapia tópica. Além disso, deve ser realizado de forma a evitar recorrência e devolver à superfície ocular um aspecto cosmético satisfatório.

Existem várias técnicas cirúrgicas descritas, mas a que tem demonstrado a menor taxa de recidivas é aquela na qual se realiza um enxerto livre ou transplante de conjuntiva autóloga para cobrir a área de esclera nua que fica após a remoção do tecido patológico e a aplicação intraoperatória de mitomicina C. Como alternativa pode ser utilizado enxerto de membrana amniótica.

A Oftalmologia Pereira Gomes tem grande experiência no tratamento clínico e cirúrgico de pterígio, desde os casos mais simples aos mais complexos, como nos pterígios recidivados.