cirurgia óculo plástica

Plástica da Pálpebra

As pálpebras são estruturas de proteção do globo ocular e por isso é fundamental que se apresentem com estrutura e função normais. Alguns distúrbios podem ocorrer por causas evolutivas ou traumáticas, de forma a comprometer seu aspecto estético e funcional, com consequentes doenças locais e em outros setores do olho diretamente relacionados às pálpebras.

Algumas alterações palpebrais valem ser mencionadas, como:

• A ptose palpebral corresponde à queda da pálpebra superior por comprometimento da musculatura que controla sua abertura.
  • Entrópio e ectrópio são alterações de posicionamento nas quais a margem palpebral e os cílios estão voltados, respectivamente, para dentro ou para fora, eventualmente congênitos, ou em decorrência  de processo evolutivo e relaxamento dos tecidos, espasmo muscular, alteração cicatricial pós-traumática ou infecciosa, ou ectrópio por paralisia nervosa. Os sintomas vão desde olho vermelho, dor, ressecamento e lacrimejamento até baixa da acuidade visual. O tratamento é na sua grande maioria cirúrgico de acordo com cada caso.
  • Há ainda os tumores de pálpebra de diversos níveis de gravidade e que devem ser diferenciados de outras lesões de pele, retirados e encaminhados para exame anátomo-patológico.

Dentre as formas de abordagem, a cirurgia da pálpebra tem relevante papel como plástica reparadora e estética. A reconstrução de pálpebra, as correções funcionais e estruturais e as cirurgias estéticas das pálpebras devolvem aos olhos e ao paciente o bem estar, a autoestima e a melhora da visão em muitos casos.

Na plástica estética em particular, a mais frequentemente realizada é a retirada de bolsas de gordura e excesso de pele, se necessária, das pálpebras superiores ou inferiores, com excelentes resultados.

A cirurgia da pálpebra também é conhecida como plástica da pálpebra ou cirurgia oculoplástica.

Tratamento

A Oftalmologia Pereira Gomes realiza vários procedimentos e cirurgias para o tratamento das doenças das pálpebras, tais como:

• Aplicação de BOTOX terapêutico e estético;
  • Aplicação de luz pulsada (IPL);
  • Correção de entrópio e ectrópio;
  • Correção de ptose;
  • Correção de lagoftalmo Correção de triquíase;
  • Correção de simbléfaro;
  • Reconstrução de pálpebras;
  • Exérese de tumores e cistos palpebrais;
  • Blefaroplastia de pálpebras superiores e inferiores (retirada bolsas de gordura e excesso de pele).
Plástica da Pálpebra