O que é a doença do olho seco?

A doença do olho seco, também conhecida como síndrome do olho seco ou síndrome da disfunção lacrimal, ocorre quando existe a diminuição da produção de lágrimas, ou então quando as lágrimas não possuem a qualidade necessária para manter os olhos lubrificados. Na maior parte das vezes a doença ocorre nos dois olhos, geralmente de forma assimétrica.

A lágrima ou o filme lacrimal é constituído por três camadas: lipídica, aquosa e de mucina. A camada lipídica é a mais externa, sendo produzida pelas glândulas palpebrais de Meibomius. Sua função principal é reduzir a evaporação da lágrima.  A camada intermediária e mais espessa é a aquosa, que é constituída por água e outros componentes produzidos pelas glândulas lacrimais localizadas nos cantos laterais superiores dos dois olhos. E a camada mais interna é a de mucina, formada principalmente por células da conjuntiva e que tem como função facilitar a adesão do filme lacrimal à córnea.

A função principal da lágrima é lubrificar e nutrir as células da superfície da córnea e da conjuntiva. Além disso, protege a superfície ocular das infecções e dos efeitos nocivos do meio ambiente.

Dr. Drauzio Varella entrevista o Dr. José Alvaro Pereira Gomes sobre a Síndrome do Olho Seco.

Clique no link abaixo e assista a entrevista em nosso canal do Youtube:

Link da Entrevista

Sintomas da doença do olho seco

O paciente que apresenta olho seco pode apresentar uma série de sintomas, os mais comuns são:

• Sensação de corpo estranho ou areia nos olhos;
  • Ardor nos olhos;
  • Irritação;
  • Olhos vermelhos;
  • Produção excessiva de lágrimas (olhos lacrimejantes) – em alguns casos iniciais do olho seco evaporativo;
  • Visão turva ou embaçada que melhora ao piscar;
  • Desconforto na leitura, ao assistir televisão, e em frente à tela do computador;
  • Dor.

Causas da doença do olho seco

Fatores de risco para a doença do olho seco

Idade – pessoas acima de 40 anos são mais propensas a doença do olho seco, pois ao envelhecer a produção de lágrimas diminui e as células que produzem os seus componentes também envelhecem.

Sexo – mulheres são mais propensas a ter olhos secos do que os homens, devido as alterações hormonais comuns na menopausa.

Uso de anticoncepcionais – os anticoncepcionais alteram os hormônios femininos e isto pode acarretar maior propensão a doença do olho seco.

Uso de lentes de contato – podem estar associadas a induzir alterações na lágrima e sintomas do olho seco.

Uso de computador – o uso de computador por muitas horas provoca a redução do número de piscadas desencadeando uma deficiência na lubrificação, o que torna os olhos mais secos.

Uso de maquiagem – os resíduos da maquiagem na região dos olhos podem entrar em contato com a lágrima, alterando a sua composição e resultando em olho seco.

Uso de medicamentos:

• Anti-histamínicos;
  • Anti-depressivos;
  • Anti-hipertensivos;
  • Anticonceptivos;
  • Analgésicos;
  • Anti-parkisonianos;
  • Diuréticos;
  • Remédios para o tratamento de acne.

Fatores ambientais

Clima seco, excesso de exposição solar, poluição, ventos fortes e uso de ar condicionado são fatores que podem influenciar na evaporação da lágrima e com isso aumentar a incidência do olho seco.

Outros fatores

• Blefarite, meibomite e alterações palpebrais;
  • Conjuntivites;
  • Carência de vitamina A;
  • Síndrome de Sjogren;
  • Artrite;
  • Lúpus;
  • Doenças da tireoide;
  • Doença de Parkinson;
  • Síndrome de Steven Johnson;
  • Penfigóide.

Diagnóstico da doença do olho seco

O diagnóstico da doença do olho seco deve ser feito por um médico oftalmologista através de testes que medem a produção e a qualidade da lágrima. Os testes são rápidos, indolores e não invasivos. Mais recentemente novos exames por imagem tem permitido uma variação mais rápida e detalhada da superfície ocular e do filme lacrimal.

Tratamento da doença do olho seco

A doença do olho seco muitas vezes não tem cura, entretanto existem formas de controle eficazes que possibilitam ao paciente levar uma vida perfeitamente normal.

Mudança de hábitos

Algumas mudanças de hábitos são cruciais para o tratamento do olho seco:

• Descanse os olhos e pisque com mais frequência – reduza o número de horas por dia de utilização de celulares, tablets, televisores e computadores;
  • Redução ou mesmo eliminação do uso de ar condicionado e ventiladores;
  • Umidifique o ambiente;
  • Manter-se bem hidratado durante todo o dia;
  • Evite ou elimine o tabagismo;
  • Suplemento alimentar com ômega 3.

Tratamento com colírio lubrificante (lágrima artificial)

O tratamento depende muito da causa e de sua gravidade, sendo geralmente realizado com colírios lubrificantes.

Os colírios lubrificantes não tratam a doença propriamente dita, mas repõem a lágrima, melhorando os sintomas.

Algumas vezes, a utilização de colírios não é suficiente e pode ser necessário a utilização concomitante de medicamentos tópicos anti-inflamatórios, antibióticos entre outros, para o controle eficaz da doença.

Os colírios com corticoide têm importância no controle da inflamação e da secura, mas devem ser utilizados com supervisão médica pois podem causar efeitos colaterais como o aumento da pressão intraocular.

Diminuição da drenagem da lágrima

Em determinadas situações, a oclusão dos pontos lacrimais pode ser útil, evitando a drenagem das lágrimas pelas vias lacrimais, permitindo a sua manutenção na superfície ocular. Isto é feito com plugs de silicone, com cauterização ou até mesmo cirurgicamente.

Uso de Lentes de contato

Outra forma de tratamento é com o uso de lentes de contato específicas. Essas lentes protegem a córnea de uma maneira semelhante à lágrima, evitando os efeitos do atrito com a pálpebra e conservando a lágrima por um tempo maior.

Novos tratamentos

Novas tecnologias empregando luz pulsada, técnicas termomecânicas, laser e até mesmo cirurgias como transplante de glândulas salivares podem ser indicados em casos mais específicos.

Como procurar ajuda

A consulta com um médico oftalmologista é fundamental para um diagnóstico preciso e para definir o melhor tratamento.

Oftalmologia Pereira Gomes – mais de 100 anos de tradição e excelência em oftalmologia.

Clique aqui para agendar a sua consulta oftalmológica, ou se preferir ligue para (+5511)