Espasmos, secura e visão turva podem ser o resultado de horas excessivas de uso do computador.
As manifestações físicas do estresse pandêmico estão bem documentadas: as pessoas vêm experimentando aumento de pressão arterial, problemas de sono e dificuldade de concentração. Mas, de acordo com especialistas, existem outros indicadores de estresse que podem ficar negligenciados. E seus efeitos na saúde ocular representam um excelente exemplo.
“Estresse, ansiedade, depressão e alterações na saúde mental podem afetar nosso sistema sensorial, especialmente a visão”, disse Raj Maturi, oftalmologista e porta-voz clínico da Academia Americana de Oftalmologia. “A visão é um processo psicofísico complexo pelo qual construímos um modelo do mundo ao nosso redor, e isso é afetado pelo estado mental.”
Espasmos nos olhos, por exemplo, são uma resposta comum ao estresse. Normalmente, as contrações, que são desencadeadas quando os músculos ao redor dos olhos sofrem espasmos, desaparecem em um ou dois dias. Mas outros problemas, como a doença do olho seco, podem ter efeitos duradouros se não tratados.
“Problemas oculares como esses são efeitos colaterais muito comuns na pandemia”, disse Maturi. Isso vale especialmente para quem está passando muito tempo em reuniões virtuais ou trabalhando um número excessivo de horas no computador, porque é provável que você não esteja piscando como deveria.
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
Por mais difundidos que sejam, os problemas oculares muitas vezes são negligenciados. À medida que o estresse aumenta, é crucial saber como a ansiedade afeta seus olhos. O estresse pode ser tanto causa quanto consequência dos problemas de visão, de acordo com uma revisão da literatura publicada em 2018. Em outras palavras, ter espasmos nos olhos ou uma condição ocular mais grave pode fazer você sentir mais estresse, e o próprio estresse também pode causar ou piorar problemas oculares, conforme menciona Julie Rosenthal, professora assistente de Oftalmologia da Universidade Michigan Health nos EUA.
O cortisol é parte do problema. É o hormônio que o cérebro libera em momentos de estresse e que pode dilatar as pupilas, dificultando o foco dos olhos e causando aumento da sensibilidade à luz e visão turva quando você está ansioso. Se elevado, ele também aumenta o risco de coriorretinopatia serosa central (CSCR, na sigla em inglês), disse Rosenthal. Essa condição ocorre quando o fluido se acumula sob a retina e afeta sua visão central. Os sintomas incluem ver manchas escuras ou cinzas, ter visão turva e enxergar linhas retas como se fossem curvas ou onduladas.
Algumas pessoas têm um único episódio de CSCR que se resolve por conta própria em alguns meses e não causa problemas de visão a longo prazo, disse Rosenthal. Outras podem ter ocorrências repetidas, o que pode danificar a retina, causando alterações permanentes na visão, até mesmo perda de visão. O tratamento geralmente ajuda, sobretudo se a situação for detectada precocemente.
Condições como a síndrome da visão de computador (CVS, na sigla em inglês) também estão ficando cada vez mais comuns à medida que o tempo de exposição à tela do computador ou celular aumenta. A CVS pode causar dores de cabeça, visão turva, olhos secos e fadiga ocular. De acordo com Maturi, a condição pode ser tratada pelo oftalmologista e, além da necessidade de melhorar a lubrificação ocular, a prescrição de lentes corretivas muitas vezes é necessária.
PREVENÇÃO E CUIDADOS
Tomar medidas para reduzir o estresse em geral, como fazer mais exercícios e realizar suas atividades favoritas de autocuidado, podem fazer maravilhas para sua saúde, incluindo a dos seus olhos, dizem os especialistas. A maioria dos problemas oculares relacionados ao estresse, como espasmos nos olhos e olho seco, melhorará quando você reduzir o estresse, geralmente dentro de uma semana ou duas, disse Maturi – exceção feita à CSCR, que exige tratamento contínuo.
Outras medidas imediatas que podem melhorar a saúde ocular incluem reduzir o tempo de exposição a tela do computador ou celular, beber muita água e usar colírios lubrificantes.
Quem usa lentes de contato deve evitar usá-las por muito tempo e também ficar atento à sua limpeza. É também importante dormir bem. O cansaço pode causar vermelhidão, irritação, olho seco e visão embaçada, além de fadiga e mau humor, o que pode aumentar o estresse. O objetivo de ter pelo menos sete horas de sono por noite ajudará a diminuir os seus níveis de estresse e os efeitos deletérios nos seus olhos.
Como procurar ajuda
A consulta com um médico oftalmologista é fundamental para um diagnóstico preciso e para definir o melhor tratamento.
Oftalmologia Pereira Gomes – mais de 100 anos de tradição e excelência em oftalmologia, com o carinho e o cuidado de sempre!
Clique aqui para agendar a sua consulta oftalmológica, ou se preferir ligue para (+5511) 3255-1603
Autores:
Dr. José Alvaro Pereira Gomes
Oftalmologia Clínica e Cirúrgica
CRM-SP: 66.306
Dra. Andrea Kfouri Pereira Gomes
Oftalmologia Clínica e Cirúrgica
CRM-SP: 67.382
DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE
O compartilhamento dos posts é permitido com os devidos créditos à oftalmologiapereiragomes.com.br.
Cópias, reproduções e alterações do conteúdo sem o consentimento do(s) autor(es) são proibidas.
Clínica Oftalmológica Pereira Gomes Ltda. ©Todos os direitos reservados.
Ótimo artigo.