O que é astigmatismo?

O Astigmatismo é um erro de refração que se caracteriza pela visão desfocada ou distorcida. Existem pessoas que já nascem com astigmatismo, outras que o desenvolvem ao longo da vida. O astigmatismo também pode ser causado por um trauma na córnea ou após uma cirurgia oftalmológica.

A retina tem um importante papel na visão, pois é esta que recebe as imagens e as transmite ao cérebro através do nervo ótico. Com visão normal, a imagem é focada na retina em um único plano focal. No olho com astigmatismo, os objetos são focados em mais do que um plano, distorcendo a visão, ou seja, as imagens sofrem uma distorção ao passarem pela córnea e, como tal, surgem desfocadas quando projetadas na retina.

O diagnóstico pode ser feito por exame de acuidade visual, refração, ceratometria, topografia e tomografia computadorizada de córnea.

Sintomas do astigmatismo

Na fase inicial o astigmatismo poderá ser assintomático, contudo, com o agravar do quadro surgem os primeiros sinais e sintomas, conforme segue abaixo:

• Visão dupla
  • Incapacidade de ver de perto e de longe sem apertar os olhos
  • Fotofobia (sensibilidade à luz)
  • Piora da acuidade visual à noite
Visão Normal x Astigmatismo

Olho normal x olho astigmático

Os principais fatores de risco são:

• Histórico familiar
  • Miopia
  • Etnia
  • Trauma ou cirurgia ocular
  • Outras doenças oculares, como o ceratocone
  • O hábito de coçar os olhos

Causas

Normalmente, o defeito está na curvatura da córnea cuja forma é mais ovalada do que redonda. A curvatura da córnea assimétrica desfoca a visão.

Também pode ser causada por alterações no cristalino e na retina. É comum em certas doenças dos olhos, como no ceratocone, pterígio, ptose entre outras.

Como corrigir?

O astigmatismo é corrigido com óculos e/ou lentes de contato. Em geral, utilizam-se lentes tóricas (cilíndricas) que irão compensar o erro refrativo. A lente não tem a mesma curvatura em toda a superfície e a diferença é tanto maior quanto mais elevado for o astigmatismo. A correção cirúrgica também é possível, conforme explicaremos abaixo.

Cirurgia do astigmatismo

A cirurgia pode ser executada com excimer-laser (PRK ou LASIK) ou laser de femtosegundo. O astigmatismo também pode ser corrigido com implante de segmento intra-corneano. Nos casos mais altos, pode ser corrigido com implante de lente intra-ocular na câmara anterior ou posterior do olho.

Apesar de existirem alguns riscos e complicações, a cirurgia é na atualidade uma opção muito segura que deve ser avaliada e discutida com o seu médico oftalmologista.

Como procurar ajuda

A consulta com um médico oftalmologista é fundamental para um diagnóstico preciso e para definir o melhor tratamento.

Oftalmologia Pereira Gomes – mais de 100 anos de tradição e excelência em oftalmologia.

Clique aqui para agendar a sua consulta oftalmológica, ou se preferir ligue para (+5511)