O que é astigmatismo?
O Astigmatismo é um erro de refração que se caracteriza pela visão desfocada ou distorcida. Existem pessoas que já nascem com astigmatismo, outras que o desenvolvem ao longo da vida. O astigmatismo também pode ser causado por um trauma na córnea ou após uma cirurgia oftalmológica.
A retina tem um importante papel na visão, pois é esta que recebe as imagens e as transmite ao cérebro através do nervo ótico. Com visão normal, a imagem é focada na retina em um único plano focal. No olho com astigmatismo, os objetos são focados em mais do que um plano, distorcendo a visão, ou seja, as imagens sofrem uma distorção ao passarem pela córnea e, como tal, surgem desfocadas quando projetadas na retina.
O diagnóstico pode ser feito por exame de acuidade visual, refração, ceratometria, topografia e tomografia computadorizada de córnea.
Sintomas do astigmatismo
Na fase inicial o astigmatismo poderá ser assintomático, contudo, com o agravar do quadro surgem os primeiros sinais e sintomas, conforme segue abaixo:
- Visão dupla
- Incapacidade de ver de perto e de longe sem apertar os olhos
- Fotofobia (sensibilidade à luz)
- Piora da acuidade visual à noite
Fatores de risco
Os principais fatores de risco são:
- Histórico familiar
- Miopia
- Etnia
- Trauma ou cirurgia ocular
- Outras doenças oculares, como o ceratocone
- O hábito de coçar os olhos
Causas
Normalmente, o defeito está na curvatura da córnea cuja forma é mais ovalada do que redonda. A curvatura da córnea assimétrica desfoca a visão.
Também pode ser causada por alterações no cristalino e na retina. É comum em certas doenças dos olhos, como no ceratocone, pterígio, ptose entre outras.
Como corrigir?
O astigmatismo é corrigido com óculos e/ou lentes de contato. Em geral, utilizam-se lentes tóricas (cilíndricas) que irão compensar o erro refrativo. A lente não tem a mesma curvatura em toda a superfície e a diferença é tanto maior quanto mais elevado for o astigmatismo. A correção cirúrgica também é possível, conforme explicaremos abaixo.
Cirurgia do astigmatismo
A cirurgia pode ser executada com excimer-laser (PRK ou LASIK) ou laser de femtosegundo. O astigmatismo também pode ser corrigido com implante de segmento intra-corneano. Nos casos mais altos, pode ser corrigido com implante de lente intra-ocular na câmara anterior ou posterior do olho.
Apesar de existirem alguns riscos e complicações, a cirurgia é na atualidade uma opção muito segura que deve ser avaliada e discutida com o seu médico oftalmologista.
Como procurar ajuda
A consulta com um médico oftalmologista é fundamental para um diagnóstico preciso e para definir o melhor tratamento.
Oftalmologia Pereira Gomes – mais de 100 anos de tradição e excelência em oftalmologia.
Clique aqui para agendar a sua consulta oftalmológica, ou se preferir ligue para (+5511)
3214-5811
3255-0223
3255-1603
Autores:
Dr. José Alvaro Pereira Gomes
Oftalmologia Clínica e Cirúrgica
CRM-SP: 66.306
Dra. Andrea Kfouri Pereira Gomes
Oftalmologia Clínica e Cirúrgica
CRM-SP: 67.382
DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE
O compartilhamento dos posts é permitido com os devidos créditos à oftalmologiapereiragomes.com.br.
Cópias, reproduções e alterações do conteúdo sem o consentimento do(s) autor(es) são proibidas.
Clínica Oftalmológica Pereira Gomes Ltda. ©Todos os direitos reservados.
Deixar um comentário