Conheça o Eye-Light – A Mais Nova Tecnologia para o Tratamento do Olho Seco Evaporativo.

Entenda a Doença do Olho Seco

A doença do olho seco, também conhecida como síndrome da disfunção lacrimal, ocorre quando a diminuição da produção de lágrimas, ou então quando as lágrimas evaporam muito rapidamente, o que é conhecido como “olho seco evaporativo”. 

Na maior parte das vezes, a doença ocorre nos dois olhos, geralmente de forma assimétrica. 

A doença do olho seco atinge 12 a 24% da população brasileira. São mais de 25 milhões de brasileiros de portadores na proporção de 3 mulheres para cada homem. Nas mulheres, a oscilação ou queda dos hormônios no período da menopausa aumenta a predisposição ao olho seco.  

A Disfunção da Glândula de Meibômius (DGM) é considerada uma das causas mais importante de olho seco evaporativo. É extremamente comum, afetando entre 10 e 30% da população. 

 

Componentes da Lágrima

A lágrima ou o filme lacrimal é constituído por três camadas: lipídica, aquosa e de mucina. A camada lipídica é a mais externa, sendo produzida pelas glândulas palpebrais de Meibomius. Sua função principal é reduzir a evaporação da lágrima.   

A camada intermediária e mais espessa é a aquosa, que é constituída por água e outros componentes produzidos pelas glândulas lacrimais localizadas nos cantos laterais superiores dos dois olhos. E a camada mais interna é a de mucina, formada principalmente por células da conjuntiva e que tem como função facilitar a adesão do filme lacrimal à córnea.  

A função principal da lágrima é lubrificar e nutrir as células da superfície da córnea e da conjuntiva. Além disso, protege a superfície ocular dos efeitos nocivos do meio ambiente. 

 

Sintomas de Olho Seco

Olho seco

Olho seco

O paciente que apresenta olho seco pode apresentar uma série de sintomas, os mais comuns são:  

  • Sensação de corpo estranho ou areia nos olhos; 
  • Ardor; 
  • Irritação; 
  • Olhos vermelhos; 
  • Secura;
  • Produção excessiva de lágrimas (olhos lacrimejantes) – em alguns casos iniciais do olho seco evaporativo; 
  • Visão turva ou embaçada que melhora ao piscar; 
  • Desconforto na leitura, ao assistir televisão e em frente à tela do computador e 
  • Dor. 

 

Causas da Doença do Olho Seco

Fatores de risco 

Idade – pessoas acima de 40 anos são mais propensas a doença do olho seco, pois ao envelhecer a produção de lágrimas diminui e as células que produzem os seus componentes também envelhecem. 

Sexo – mulheres são mais propensas a ter olhos secos do que os homens, devido as alterações hormonais comuns na menopausa. 

Uso de anticoncepcionais – os anticoncepcionais alteram os hormônios femininos e isto pode acarretar maior propensão a doença do olho seco. 

Uso de Lentes de contato – podem estar associadas a induzir alteração na lágrima e sintomas do olho seco. 

Uso excessivo de telas de computador, televisor e celular – O uso do computador por muitas horas provoca a redução do número de piscadas, desencadeando uma deficiência na lubrificação, o que torna os olhos mais secos. 

Maquiagem – os resíduos da maquiagem na região dos olhos podem entrar em contato com a lágrima, alterando a sua composição e resultando em olho seco. 

Medicamentos: 

  • Anti-histamínicos 
  • Anti-depressivos 
  • Anti-hipertensivos 
  • Anticonceptivos  
  • Analgésicos Anti-parkisonianos 
  • Diuréticos 
  • Remédios para o tratamento de acne 

Cirurgias oftalmológicas – principalmente cirurgia refrativa, blefaroplastia e cirurgia de catarata.

Fatores ambientais 

Clima seco, excesso de exposição solar, poluição, ventos fortes e uso de ar condicionado são fatores que podem influenciar na evaporação da lágrima e com isso aumentar a incidência do olho seco. 

 

Outros fatores 

  • Blefarite, meibomite e alterações palpebrais; 
  • Conjuntivites; 
  • Carência de vitamina A; 
  • Síndrome de Sjogren; 
  • Artrite; 
  • Lúpus; 
  • Doenças da tireoide; 
  • Doença de Parkinson; 
  • Síndrome de Steven Johnson e 
  • Penfigóide. 

 

Conheça a mais nova tecnologia para o tratamento do olho seco evaporativo: Eye-Light

Eye-Light é a mais nova tecnologia de fotobiomodulação que permite otimizar e tratar a Doença do Olho Seco causada pela Disfunção das Glândulas de Meibomius (DGM), além de outras patologias da superfície ocular.

O Eye-Light é constituído por 3 elementos: o aparelho e dois terminais, conforme demonstra a figura abaixo:

Eye-Light

A Terapia de Modulação de Luz de Baixa Intensidade (LLLT – Low Level Light Therapy) é uma tecnologia única de fotobiomodulação utilizada há vários anos, em diversas áreas da medicina – dermatologia, odontologia, entre outras.

A emissão de uma luz em particular, de determinado comprimento de onda, desencadeia um aquecimento endógeno das pálpebras.

Este tratamento facilita a drenagem das glândulas meibomianas, do componente oleoso do filme lacrimal, estabilizando a camada lipídica da lágrima.

Ao aumentar e estabilizar o filme lacrimal dos pacientes, permite um melhor gerenciamento da doença do olho seco, com mais eficiência do que qualquer outra tecnologia disponível no mercado.

Eye-Light desencadeia o aquecimento endógeno de ambas as pálpebras, estimula a produção de ATP e remove o bloqueio das glândulas meibomianas, e o faz com desconforto zero.

Estudos mostram que a qualidade de produção da lágrima aumenta drasticamente, resultando em alívio imediato dos sintomas logo no primeiro tratamento em 70% dos casos.

O Eye-Light é alimentado por tecnologia LED personalizada, gerenciado por 2 CPU´s que administram a intensidade, duração e comprimento de onda através de rigorosos protocolos médicos.

Esta tecnologia pode ser utilizada em 3 diferentes frequências de luz – cada uma com seus benefícios e casos de uso únicos.

Luz Vermelha

Utilizada para reduzir inflamação.

Luz Azul

Usada para eliminação de bactéria.

Luz Amarela

Utilizada para drenagem e redução de inchaço.

Já foram publicados mais de 30 artigos científicos comprovando a eficácia e superioridade da Tecnologia de Modulação de Luz de Baixa Intensidade (LLLT, da sigla em inglês) para o tratamento do olho seco evaporativo.

Estudos clínicos recentes têm demonstrado resultados bem sucedidos para o tratamento de outras patologias oculares, como o calázio, hordeolo, blefarite, dermodex, síndrome de sjögren, pós-blefaroplastias e o olho seco pós cirurgias de catarata e refrativa.

Vantagens e Benefícios da tecnologia Eye-Light

  1. É rápido – o tratamento dura 15 minutos;
  2. É indolor;
  3. Proporciona alívio imediato ao paciente;
  4. Alvos diretos na raiz dos problemas;
  5. Maior eficácia – trata ambas as pálpebras;
  6. Não precisa de gel;
  7. Não precisa do uso de proteção ao paciente;
  8. Alívio imediato após 1-2 tratamentos;
  9. É Plug&Play – extremamente fácil e seguro de operar;
  10. Tratamento direto das glândulas meibomianas;
  11. Tratamento das pálpebras inferiores e superiores;
  12. Matriz led desencadeia calor endógeno e aumento da produção de ATP;
  13. Permite aplicar calor endógeno dentro das pálpebras, removendo o bloqueio das glândulas;
  14. Facilita a expressão do conteúdo gorduroso como nenhuma outra tecnologia;
  15. Permite que a porção lipídica do fluido lacrimal flua e complete a composição lacrimal, evitando a evaporação muito rápida das lágrimas.

Como o tratamento com o Eye-Light é realizado?

A primeira etapa do tratamento consiste na aplicação de 5 pulsos de luz ao redor dos olhos e nas pálpebras inferiores. Isso faz com que o sangue flua melhor, dissipe os vasos sanguíneos e melhore a secreção de citocinas anti-inflamatórias.

Depois é colocada uma máscara com determinada frequência de luz (vermelha, azul ou amarela) sob a face do paciente por apenas 15 minutos com a finalidade de estimular as glândulas de meibomius. E o tratamento está concluído. São necessários de 1 a no máximo 4 tratamentos.

COMO PROCURAR AJUDA

Oftalmologia Pereira Gomes – mais de 100 anos de tradição e excelência em oftalmologia, com o carinho e o cuidado de sempre!

Clique aqui para agendar a sua consulta oftalmológica, ou se preferir ligue para (+5511) 3255-1603

Autores:

Dr. José Alvaro Pereira Gomes

Oftalmologia Clínica e Cirúrgica

CRM-SP: 66.306

 

Dra. Andrea Kfouri Pereira Gomes

Oftalmologia Clínica e Cirúrgica

CRM-SP: 67.382

 

Fonte:

Clinical and Molecular Outcomes After Combined Intense Pulsed Light Therapy With Low-Level Light Therapy in Recalcitrant Evaporative Dry Eye Disease With Meibomian Gland Dysfunction

 

DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE

O compartilhamento dos posts é permitido com os devidos créditos à oftalmologiapereiragomes.com.br.

Cópias, reproduções e alterações do conteúdo sem o consentimento do(s) autor(es) são proibidas.

Clínica Oftalmológica Pereira Gomes Ltda. ©Todos os direitos reservados.